sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Aperfeiçoamento em dança a nível de terceiro grau. Uma tomada das universidades pelo Brasil afora

UFBA - Universidade Federal da Bahia

A Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia fez 50 anos ano passado e ganhou o primeiro curso de mestrado especificamente em dança do país, ou seja, é um departamento autônomo, sem nenhuma área mãe ou parente que o abrigue. No site www.danca.ufba.br, a Escola de Dança e o Programa de Pós Graduação em Dança apresentam as premissas que norteiam a graduação, a especialização e o mestrado. A direção da escola é de Dulce Aquino, a vice, Profa. Carla Leite e a coordenação da graduação é da Profa. Beth Rangel (no site, você pode encontrar os e-mails dos professores para tirar dúvidas). O projeto pedagógico do curso de graduação em dança foi aprovado em 2005 e está, desde 2001, em ação. Vale a pena conhecer a estrutura do curso que busca atender a novos paradigmas da contemporaneidade. Os estudos e laboratórios são as formas encontradas para reforçar uma prática educacional em processo que coloca o aluno forçado a vivenciar cruzamentos interdisciplinares, e não mais reduzir o aprendizado a resultados de final de semestre.

A especialização é composta de três módulos ao longo de um ano. Oferece um instrumental teórico para questões contemporâneas na dança. Tal estrutura, desde julho 2005, é lecionada também na Faculdade Angel Vianna, em convênio com a UFBa. Com coordenação da Profa. Dra. Eloisa Domenici e vice-coordenação da Profa. Dra. Adriana Bittencourt, é salutar o número de professores doutores e mestres, o que indica, para os que desconhecem o jogo acadêmico, alto nível de rigor científico e, no nosso caso da dança, uma condição ideal para aprofundar processos artísticos como pouco se vê nas formações em dança.

No mestrado, são duas as linhas de pesquisa - a saber, estudos de processos e estudos de configurações. Inaugurado em março de 2006 com coordenação da Profa. Dra. Fabiana Britto e vice Profa. Dra. Jussara Setenta, é possível constatar a premissa que guia os estudos em dança: “o reconhecimento da dança como área de conhecimento a atividade cognitiva do corpo”.

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