sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Unicamp - Universidade de Campinas

O Departamento de Artes Corporais da UNICAMP é o segundo da lista porque foi o segundo no país a se estruturar no Instituto de Artes, reconhecido em 1992. A meta do curso descrito no site (www.iar.unicamp.br/corporais/daco.html) é “a criação artística, a pesquisa e o ensino em dança apoiando-se na realidade brasileira”. Além de mostrar qual tipo de profissional sai desta graduação, seja bacharel ou licenciado, os objetivos gerais e específicos são apresentados no site, demonstrando o interesse em capacitar o estudante a ser sensível e participante da sociedade em que vive. As danças brasileiras são uma particularidade do curso e tem, na pesquisa de professores como Dr. Eusébio Lobo, Dra. Inaycira Falcão e Dra. Graziela Rodrigues, o escopo científico e artístico para tal empreitada. Segundo a Profa. e coordenadora Ângela Nolf, em 2006, um novo projeto pedagógico vem sendo desenhado, a partir do qual os ateliês são o lócus da experiência do intérprete-criador. A licenciatura agora está sob gestão do Departamento de Artes Corporais, e não mais da Educação, como era antes.
O IA da Unicamp também conta com uma pós graduação (www.iar.unicamp.br/pg ) em Artes. Implantado em 1998 e reconhecido pela CAPES em 1994, foca na “criação e produção contemporânea, enfatizando os procedimentos da mediação, entre os códigos e seus suportes, entre os discursos e narrativas e suas linguagens”. Na área de concentração das artes cênicas, existem duas linhas de pesquisa “Processos e Poéticas” e “Fundamentos Técnico/Poéticos do Intérprete”. Muitos profissionais se formaram na UNICAMP, eliminando o hiato que havia na falta de cursos de pós graduação até pouco tempo atrás.

2 comentários:

Silvina disse...

Tenho 45 anos e voltei a fazer ballet em agosto passado.
Só havia feito aulas dos 17 aos 20.
Será possível fazer faculdade de Dança com esta idade?
Obrigada:
Silvina

Anônimo disse...

Olá, sou Marcos e ja faço graduação em dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), gostaria de saber se existe a possibilidade de transferência para a Unicamp, como eu faria isso? Ou onde poderia ter essas informações? Estou querendo me mudar pra Campinas, mas nao queria parar meus estudos.

Desde já agradeço, Marcos.